sexta-feira, 6 de junho de 2008

Como começou o Assis Chateaubriand...

Como começou o Colégio Assis Chateaubriand...

Em dezenove de setembro de hum mil novecentos e sessenta e nove, foi inaugurado em Feira de Santana – Bahia, o Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand (C.I.E.A.C.), pelo governador Luís Viana Filho que afirmou em suas palavras que “ ... a Bahia homenageava não apenas a figura do grande brasileiro , mas acima de tudo, reverenciava o seu grande exemplo como jornalista e educador...”

Num pronunciamento feito perante dezenas de autoridades e cerca de mil estudantes perfilados em memória do fundador dos Diários Associados, o governador lembrou o carinho especial do jornalista Assis Chateaubriand para com as coisas da Bahia e, em particular, o seu amor declarado à cultura e à gente de Feira de Santana, a quem doou o aeroclube e o Museu Regional.

A banda de música da Polícia Militar da Bahia tocou o Hino Nacional. O governador Luís Viana hasteou a bandeira brasileira e, logo depois, disse que seu governo sabe que ainda tem muito a fazer no campo educacional, em favor da sociedade, cujas gerações futuras “têm o dever de educar para a liberdade”.

A homenagem do governo baiano ao embaixador Assis Chateaubriand – dando o seu nome ao mais importante centro integrado da Bahia – teve a presença do jornalista Odorico Tavares, superintendente dos Diários Associados na Bahia e Sergipe; Prefeito João Durval Carneiro de Feira de Santana; Deputado Federal Wilson Falcão; Secretários Navarro de Brito, da Educação, e Luiz Prisco Viana, de informações; Vereadores, secretários municipais, intelectuais e estudantes.

Ao descerrar o retrato de Assis Chateaubriand no salão principal do novo educandário, o jornalista Odorico Tavares agradeceu em nome dos Diários Associados do Brasil e lembrou dois exemplos do amor do homenageado por Feira de Santana: o aeroclube e o Museu Regional, que possui um dos maiores acervos culturais do País.

O nome de Assis Chateaubriand está definitivamente inscrito entre os grandes beneméritos de Feira. Seus artigos sobre a cidade são citados com freqüência, principalmente aquele publicado as vésperas da inauguração do museu: “Feira de Santana está com o Cão”.

Nenhum comentário: